04/05/2010

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

A Inteligência Emocional está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento a objetivos de interesses comuns.
Alguns pesquisadores e estudiosos nomeiam Inteligência Emocional em cinco áreas de habilidades:
1. Auto-Conhecimento Emocional - reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre.
2. Controle Emocional - habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação.
3. Auto-Motivação - dirigir emoções a serviço de um objetivo é essencial para manter-se caminhando sempre em busca.
4. Reconhecimento de emoções em outras pessoas.
5. Habilidade em relacionamentos inter-pessoais.
São calhamaços de anotações e pesquisas que tem rendido abundante literatura e que se julgam ainda estar somente no começo o que se tem a compreender tal tema altamente polemizado e discutido.
O maravilhoso é que a palavra de Deus já resumia esta complexidade ainda a ser estudada, descoberta e discutida e aceita com uma só frase:
"AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E A SEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO", um pouco de Dominio Próprio e um ser controlado pelo Espirito Santo, fará de cada um de nós seres de alta capacidade de inteligência emocional.
Inteligencia emocional é voltar ao nosso estado original, antes da queda no paraiso, caracteristicas com as quais Deus formou e criou o homem; experiencias em nossos dias de homens cheios do Espirito Santo, vivendo como o apóstolo Paulo disse: "...já não sou mais eu quem vivo, mas Cristo Jesus quem vive em mim".

Nenhum comentário:

Postar um comentário