31/01/2012


RELACIONAMENTO PESSOAL E O BANCO DA ALMA

A quantidade de confiança em um relacionamento entre pessoas, seja na família, no trabalho, na política ou nos negócios, depende dessa “conta bancária emocional”, que ao longo da convivência pode receber créditos ou débitos, e com isto, separa ou aproxima cada vez mais as pessoas.
Os seis principais depósitos que podem ser realizados na conta bancária emocional são: 1°) a compreensão do outro indivíduo – fazer aos outros o que deseja que façam a você; 2°) prestar atenção às pequenas coisas que as pessoas dizem – entender que gente é feita de sentimentos suaves e emoções intensas; 3°) honrar os compromissos assumidos – garantir a credibilidade; 4°) esclarecer as expectativas – colocar em negociação todas as expectativas conflitantes em torno de metas e papeis; 5°) demonstrar integridade pessoal – gerar confiança; e, 6°) pedir desculpas sinceras sempre que fizer uma retirada da conta bancária emocional em algum momento – diz um ditado oriental “se você vai se curvar, abaixe bastante”.
Enquanto o saldo na conta bancária emocional estiver positivo o resultado do relacionamento é satisfatório e conduz a uma melhor interação humana, um vínculo mais forte. Onde não há confiança – quando o saldo está negativo, afasta-se a possibilidade de um trabalho em equipe com criatividade, não existe sinergia, os níveis de cooperação são baixos, tudo funciona como se alguém estivesse dirigindo um veículo com um pé no acelerador e o outro no freio. Este é o padrão adotado pela grande maioria das sociedades humanas, uma herança baseada em um mundo de ambições, desigualdades, capitalismo desenfreado, em um egoísta desejo de ser feliz (pensando em si mesmo).
Mas alguém ousou quebrar os paradigmas e as leis de princípios egoístas e malignos, Jesus Cristo Nosso Senhor, sem que nada tivéssemos colocado em depósito, pelo contrario, na condição de devedores astronômicos saldo devedor sem nenhuma confiança satisfatória para que pudesse garantir algum crédito . Nos Amou primeiro ainda que não sendo merecedores, e em nosso favor fez grande depósito de valor eterno que jamais se extinguira, no Banco do Calvário depositou cédulas com o alto valor de sangue, valor suficiente para: salvar, curar, libertar, prosperar, perdoar, reconciliar, e desenvolver um relacionamento de Intimidade, pois para isto fomos feitos e criados.
Que este padrão instituído por Deus, possa servir de bussola para nortear nosso relacionamento com Deus e com as pessoas. Relacionamento Pessoal é AMOR, e amor é DOAÇÃO, doação é uma ENTREGA VOLUNTARIA que não se espera nada em troca do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário