13/04/2012

TRANSTORNO AFETIVO


Quando se pensa em transtornos psíquicos logo se pensa no louco clássico, que queima dinheiro ou que pensa que é Napoleão, ou Deus.
Uma das área da psique que tem sido mais atingida e causado problemas é a área dos afetos.
Para quem não sabe a afetividade se divide em 3 sub áreas a saber: Humor, sentimentos e emoções.
Como em tudo que falamos se fala em transtorno ou doença quando estas áreas se encontram desequilibradas, exageradas ou escassas.
Se você não sabe o humor também é conhecido como estado de espírito. Se mostra através de nossos estados de animo.
Quando o nosso humor esta em alta sentimos dispostos, animados, otimistas, acreditando na vida e em nós mesmos. Sentimo-nos fortes e capazes, a necessidade de dormir diminui, rimos com facilidade, ficamos bem humorados.
Quando esta alta começa a ficar exagerada o humor começa a ficar irritadiço, a impaciência começa a tomar conta de nós, nossa capacidade de relaxar desaparece e não aceitamos nenhum tipo de limite, estando dispostos para a briga e chegando as vias de fato com facilidade.
Como conseqüência os pensamentos eufóricos e idéias de grandeza tomam conta da nossa mente, gastamos o dinheiro com facilidade, sempre supondo que depois daremos um jeito em qualquer dificuldade que acontecer.
Quando o humor esta em baixa, sentimo-nos cansados e desanimados, uma sensação difusa de fraqueza toma conta de nosso espírito. Pensamentos angustiantes e pessimistas dominam a nossa mente. O movimento para enfrentar os problemas de vida diminui e a nossa autoconfiança cai.
Quando esta baixa fica exagerada os pensamentos negativos nos dominam, uma sensação permanente de derrota e de não acreditar na vida se acentua.Idéias de ruína, de fracasso começam a nos atormentar, possibilidades de doença e até delírios hipocondríacos.
Estas variações em nosso estado de humor fazem parte da fisiologia normal de nosso cérebro e de nosso comportamento. Quando ficam exageradas e acontecem com uma certa freqüência são consideradas e tem nome: “Transtorno Afetivo Bipolar”.
A vida social é uma fonte de prazer e de estresse. Ter amigos, filhos, colegas de trabalho, companheiros irriga a emoção com alegria, mas, frequentemente, causa também sofrimentos. Pontos de vista distintos, atitudes egoístas, rejeições, reações agressivas fazem parte de emoções das relações sociais. Nos tornamos responsáveis uns pelos outros.
Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.Provérbios 17:17
Lançando sobre ELE toda a vossa ansiedade, porque ELE tem cuidado de vós.1 Pedro 5:7

Nenhum comentário:

Postar um comentário