05/04/2012

VAIDADE NADA MAIS QUE A MAIS PURA VAIDADE


A vaidade (chamada também de orgulho ou soberba) é o desejo de atrair a admiração das outras pessoas. Uma pessoa vaidosa cria uma imagem pessoal para transmitir aos outros, com o objetivo de ser admirada.
A vaidade é mais utilizada também hoje para estética, visual e aparência da própria pessoa. A imagem de uma pessoa vaidosa estará geralmente em frente a um espelho, a exemplo de Narciso.
Uma pessoa vaidosa pode ser gananciosa, por querer obter algo valioso, mas é só para causar inveja aos outros. Um ser humano invejoso, por sua vez, identifica com bastante facilidade um ser humano vaidoso, pois os dois vicios se complementam, e um é objeto do outro.
Contudo, o homem vive a princípio uma vida exterior, e mais tarde uma interior; a noção de efeito precede, na evolução da mente, a noção de causa interior desse mesmo efeito. O homem prefere ser exaltado por aquilo que não é, a ser tido em menor conta por aquilo que é. É a vaidade em ação.
Vivemos, aprendemos, gastamos, investimos, sonhamos, adquirimos, conquistamos, uma vida inteira pelo conforto, pela aparência, pela ambição, pela materialidade, pela posição, pelo orgulho, pela vaidade. Nos Dedicamos de Corpo e Alma para alcançar e viver o que é Aparente, transitório, Desvanecente, nada mais que a mais pura Vaidade.
Por isto somos a geração da Frustração, vivemos e nos dedicamos uma vida interia pelo que vai desvanecer, e caminhamos a cada dia para o que vai se deteriorar, desfazer, envelhecer, se perder, morrer. Por isto a Palavra de Deus nos exorta dizendo, que se a vida se resume-se nos 70, 80 anos que o homem pudesse viver aqui na terra, nós seriamos os mais dos infelizes dos homens. O que é aparente é imperfeito, por isto somos desafiados a buscarmos e vivermos, investirmos no que é Perfeito , e este é eterno, e somente através de um Relacionamento de Intimidade Com Deus poderemos desfruta-lo.
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16
Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Mateus 6:19-20
Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;Eclesiastes 12:1

Nenhum comentário:

Postar um comentário