09/03/2012

AMIZADE


A Amizade é uma relação de Afeto, de tipo muito Especial. Ela se desenvolve no tempo, a partir de encontros sucessivos que nos revelam novas perspectivas, novos caminhos, fazendo-nos compreender uma parte de nós mesmos e do mundo que nos rodeia. É um momento de autenticidade, de reconhecimento da própria identidade diante da diversidade do outro. Por isso, envolve a confiança mutua para que cada um se mostre do jeito que é, sem disfarces.
A Amizade é um sentimento recíproco. Não é possível ser Amigo de alguém que não seja, por sua vez, nosso Amigo.
A Amizade é uma relação descontinua. Podemos passar muito tempo sem ver um Amigo, mas quando o vemos, é uma Alegria, um reencontro sem cobranças pelo tempo que passou. Podemos retomar as conversas, sem obstáculos, sem maiores explicações.
A Amizade , também não é exclusivista, ou seja, podemos ter vários amigos, sem que um roube nada do que damos ao outro. Não há concorrência entre amigos. Há reconhecimento do valor da individualidade e inconfundível de cada um. Toda individualidade merece esse reconhecimento.
A Amizade não envolve sofrimento. Os amigos sentem-se bem na companhia um do outro, sem ambivalência (amor e ódio) e sem medo de perda. Não há lugar para mesquinharias, maledicências nem mal entendidos. Cada um ajuda o outro a descobrir, por si mesmo, aquilo que é essencial em sua vida, percorrendo juntos uma parte do caminho.
A Amizade é na sua essência, uma relação entre dois indivíduos isolados, donos de si mesmos e iguais, tanto em termos de poder quanto em termos de dignidade. Não é possível haver amizade quando há desequilíbrio de poder, ou seja, quando há dominação. Também não há amizade quando falta dignidade a qualquer uma das partes.
Talvez não seja muito fácil encontrarmos verdadeiros amigos. Mas quando os temos, vale a pena cultivar sua amizade., que pode vir a durar a vida inteira.
Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.Provérbios 17:17
Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.Eclesiastes 4:9-10

Nenhum comentário:

Postar um comentário