02/03/2012

ANSIEDADE


“... meu coração perambula, sem descanso, como o vento inquieto e relutante do entardecer...”.Adsett e Bruhn
“Existe uma sensação difusa experimentada pela maioria dos seres humanos que denominamos ansiedade ou angústia. A ansiedade controlada e canalizada resulta num estímulo para a ação, mas a ansiedade excessiva empobrece psicologicamente” (CALLE, 1990).
A ansiedade é um sinal de alerta, que permite ao indivíduo ficar atento a um perigo iminente e tomar as medidas necessárias para lidar com a ameaça. Em outras palavras, é um sentimento útil. Sem ela estaríamos vulneráveis aos perigos e ao desconhecido. É algo que está presente no desenvolvimento normal, nas mudanças e nas experiências novas e inéditas .
A ansiedade, quando bem canalizada, torna-se vantajosa para o indivíduo pois gera expectativa sobre um futuro, auxiliando na elaboração de estratégias quando se trata de eventos aversivos.
Uma vez que é vantajoso responder com ansiedade a certas situações ameaçadoras, podemos falar de ansiedade normal contrastando com a ansiedade anormal ou patológica. Essa é uma resposta inadequada a determinado estímulo, em virtude de sua intensidade ou duração.
Dessa maneira, o indivíduo pode apresentar sintomas, por vezes, desconfortáveis que caracterizam essa ansiedade dita patológica e que causam uma variedade de prejuízos, perdendo a função natural de preparação para um evento futuro.
Assim, a ansiedade pode representar uma sensação desagradável de maior ou menor intensidade e que se experimenta como indisposição, intranqüilidade, confusão, mal-estar, agitação, indecisão, profunda insatisfação, incerteza, mania de perseguição, apreensão, inquietação difusa, angústia profunda, sensação de dissolução ou fragmentação, desconcerto e desintegração.
Mas independente de nossos sentimentos, nossas ansiedades ou angustias, existe uma solução comum para todas elas que com certeza, produzirá Paz e quietude em nossas alma...
Lançando sobre ELE toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.1 Pedro 5:7

Nenhum comentário:

Postar um comentário