15/03/2012

VICIADOS EM ADRENALINA


A palavra adrenalina foi criada pelo cientista que conseguiu isolar este hormônio pela primeira vez, o bioquímico japonês Elissandro Jokichi Takamine, que formou o nome em questão tomando o nome dos rins, sobre o qual se situam as glândulas secretoras, como já mencionado. Utilizou então ad- (prefixo que indica proximidade), renalis (relativo aos rins) e o sufixo -ina, que se aplica a algumas substâncias químicas (as aminas).Quando lançada na corrente sanguínea, devido a quaisquer condições do meio ambiente que ameacem a integridade física do corpo (fisicamente, ou psicologicamente como a ansiedade), a adrenalina aumenta a frequência dos batimentos cardíacos (cronotrópica positiva) e o volume de sangue por batimento cardíaco, eleva o nível de açúcar no sangue (hiperglicemiante), minimiza o fluxo sanguíneo nos vasos e no sistema intestinal enquanto maximiza o tal fluxo para os músculos voluntários nas pernas e nos braços e "queima" gordura contida nas células adiposas. Isto faz com que o corpo esteja preparado para uma reação, como reagir agressivamente ou fugir, por exemplo.
Devido ao grande avanço tecnológico, acesso a equipamentos de interação social, os limites desafiados ao maximo nos entretenimentos, o acumulo de responsabilidade e a execução desenfreada de varias tarefas ao mesmo tempo, os desafios da vida e os desejos do TER e do SER. Esta se formando diante de nós uma sociedade altamente viciada em Adrenalina, com isto pessoas que sempre estão prontas a fugir de situações que lhe ofereçam algum tipo de ameaça, e tão inconseguentes em suas atitudes, reações e palavras.
Mas Jesus em sua palavra nos deixou um modelo, um principio a ser vivido, um estilo de vida através do qual possamos ter saude Fisica, Emocional e Espiritual: Por isso vos digo: "Não andeis ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?"Mateus 6:25,26

Nenhum comentário:

Postar um comentário